Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de julho de 2010

Um amigo cão

Um dos fatos mais marcantes na vida ocorreu com o cachorro que minha avó tinha. As pessoas achavam ele estranho, muitos diziam que o Taison, pois é assim que o chamavam, era traiçoeiro e louco. Não concordava. Aliás, sempre lutei em prol de sua honra. Mas as pessoas insistiam em denegri a imagem do cachorro, já foi me dito que a cadela que “deu a luz” ao Taison, tinha caído de uma altura considerável e com isso ele ficou desvairado. Pode acreditar? Eu não.
A meu ver, o Taison era diferenciado dos outros animais de estimação, ele que era um vira-lata legitimo. Seu comportamento demonstrava muita atitude, grande valor que está se ausentando em nossa sociedade. Por exemplo, ele não gostava de tomar banho e não tinha ninguém que fazia tomar a não ser eu. Quando era para dar banho no Taison, minha avó pedia para que eu fosse até a sua casa, só para realizar essa missão. Para vacinar era a mesma coisa. Isso eu não sei explicar, mas ele só confiava em mim.
Para muitos esse ato do Taison era de um animal sujo e desobediente, porém achava isso lindo, sua atitude me impressionava.
Outra característica encontrada nele era a sua coragem hercúlea, não tinha medo de nada, possuía uma estatura pequena e coragem para “dar e vender”. Enquanto a maioria dos cachorros fica com medo do barulho das bombas e fogos de artifícios, o vira-lata da minha avó tinha era raiva e corria atrás das bombas, preocupando a todos, pois poderia se machucar.
Perdi o Taison. Ele se envolveu em uma briga, com um cachorro de grande porte físico. Morreu de forma corajosa, não se acorvadou com a presença do inimigo.
Ele sabia que eu o admirava. Nosso relacionamento era de grandes amigos. Infelizmente perdi um grande amigo. Ele me ensinou a ter sempre coragem e atitude em nossa vida.

Um comentário:

  1. Os cães nos ensinam mais do que somos capazes de ensinar à eles, por mais adestrados que sejam.
    Feliz do ser humano que sabe aprecisar o convívio com animais doméstcos.

    ResponderExcluir